30 de outubro de 2007

un temps épouvantable


épouvantable é a minha palavrinha preferida no francês (essa semana, pelo menos). no dicionário a definição dela é 1. assustador, terrível, atroz, horrível, insuportável 2. monstruoso, abominável. eu acho divertida a pronúncia e passei metade de uma aula adjetivando tudo de épouvantable (que seria o meu estado final se eu continuasse enchendo o saco do professor na outra metade da aula)

hoje caiu o mundo aqui em curitiba. de 0 a trovoadas, rua alagadinha e falta de luz em quase um minuto. deve ser algum tipo de recorde, aposto! tava eu aqui, feliz no pc, com a janela aberta... e de repente tudo fica cinza, entram um monte de folhas de árvore pela janela e começa a trovoar. ou era uma tempestade ou os ets invadiram a terra, pensei eu. quase joguei os bracinhos pra cima e gritei "me leva, nave mãe!!!". não foi dessa vez.

daí começou a chuva. me acabo com chuva. amo de verdade, todo o cheiro que fica depois, o barulho, o céu cinza, ficar enrolada com o namorado no sofá enquanto o mundo desaba lá fora. miacabo mesmo de feliz com chuvas. mas velho... (hermanoteu, véi!!!) carááái, véééi! o mar tá abrindo no meio, VÉÉÉI!!! o mundo tava caindo!!! fui pra varanda ficar vendo a chuva. ir pra facul virou projeto não realizável hoje (não era impossível, mas a chuva acabou com a vontade totalmente) e eu e a sabrina ficamos no escuro, olhando o céu cinza-verde lá fora.

a parte ruim disso tudo foi que, com a falta de luz ninguém viu o pote dois litros de sorvete de maracujá largadão em cima da mesa e ele virou suco. ô desperdício...


sou agora uma pessoa séria à procura de um estágio. fui até comprar roupas de gente adulta. levei minha mãe junto, e cada coisa que eu vestia, saia do provador e perguntava "tô séria???". acho que ela nunca riu tanto da minha cara numa tarde só. é o que dá ter uma identidade ainda com essa foto...

22 de outubro de 2007

houseism




link do vídeo

18 de outubro de 2007

serendipity/zemblanity

minha pimenteira, dando flor... ajuda a espantar exú! :P

minha vida é mais que aleatória, nada sai como o planejado. nem como o rascunho do planejado. sequeeeer seguindo alguma linha guia, alguma base, indo vagamente na mesma direção. não que eu queira ir pra direita e vá pra esquerda, o que acontece é que geralmente eu quero ir pra direita e acabo indo sei lá, pra cima. espiralando. de ponta cabeça e cantando ainda.

acontecimentos inesperados que deixam tudo fora do lugar são meio constantes, dessa forma. dependendo do resultado desses acontecimentos, essa situação toda é chamada ou de serendipity ou de zemblanity. serendipity é quando algo inesperado leva a outra coisa na qual você não esperava chegar, mas é uma coisa boa. quando algo aparentemente sem relação leva um resultado inesperado e satisfatório a um problema que você tenha. como o banho de arquimedes (aquele que saiu pelado gritando eureka), a criação do microondas e dos post-its, ou a invasão dos turcos à anatólia em 1071, que fez com que os sábios de constantinopla fugissem pra itália e dessem início ao renascimento. já zemblanity é o oposto, é quando o inesperado leva a um total desastre. acidentes aéreos, que geralmente são um conjunto de erros pequenos isolados que, juntando, geram uma merda fenomenal, dão um ótimo exemplo. o auxílio americano a grupos islamitas radicais com dinheiro e armas levou ao 11 de setembro. etc etc etc.

semana passada tudo ficou mais ou menos de ponta cabeça. um erro de agenda fez com que eu perdesse uma inscrição de concurso. um ônibus perdido fez com que eu reencontrasse uma amiga. outro ônibus saiu mais cedo e fez com que eu não viajasse no dia certo com a leleca. nós chegando atrasadas à rodoviária e meu pai me deixando no portão errado também não ajudaram muito. no dia seguinte, não precisei fazer o barraco que eu queria tanto, a companhia de ônibus reconheceu o erro, trocou as passagens e eu finalmente pude viajar pra ver o leandro. uma dor aleatória fez com que eu ganhasse massagem e um monte de beijos do namorado. outra dor inesperada fez com que eu encontrasse um colar que quero usar no casamento de sábado (tava dentro da caixa de remédios... desorganizada, eu?)

estou esperando pra ver no que essa semana vai dar... se vai ser serendipity ou zemblanity :)

12 de outubro de 2007

Komm, süßer Tod


ainda sobre a morte: a dani lembrou bem que eu não falei da melhor de todas, a morte do neil gaiman! outra dani, do moça de fino trato, escreveu um pouco sobre ela (o prefácio da tori amos pro livro) o liber fez um post muito legal a respeito também, e no avatares o bruno colocou um trecho de "homem comum". se estiverem sem ter o que fazer, vão lá dar uma lida! :D

ps: o título é dessa música aqui, do evangelion... se nunca assistiu evangelion, tá perdendo tempo na vida, xuxu!

11 de outubro de 2007

dia das crianças ;D


quando eu era pequena, a data mais feliz do ano era o dia das crianças. é feriado, ganhava brinquedo e podia ficar o dia inteiro de pijama comendo chocolate e lendo. esse ano vai ser massa porque, mesmo não ganhando mais presente (eu tentei convencer minha mãe a continuar dando, mas ela não gostou da idéia), eu vou viajar pra umuarama com a leleca e o senhor moço namorado, essa pessoa aí da foto com cara de pânico ao ser atacado pela criatura que tá no colo (no caso, eu!). mais de um mês sem ver ele, acho que amanhã ele vai sofrer um bocado... :D

tava pensando aqui, taquipariu que esse ano tá passando rápido, hein? natal tá quase aí, reservas de ano novo tão acabando... sou eu que tou ficando velha ou o tempo que tá ficando realmente mais raso? dizem que quanto mais velho a gente fica, mais o tempo voa (falou a senil aqui aos 21 anos, né?) também dizem que no livro do apocalipse um dos sinais do fim dos tempos é que o tempo vai começar a se esvair absurdamente. mas eu sou atéia e minha bíblia escafedeu-se da estante, talvez ofendida pela falta de fé da dona, então eu fico com preguiça de ir atrás conferir. mas o mundo pode até estar acabando logo... as spice girls voltaram, eu estou a uma semana sem me atrasar pra nada, o preço do nutella baixou e minha mãe anda me dando dinheiro pra besteiras sem que eu peça. sem falar nas secas e enchentes e tragedias e pragas que lembram a abertura dos selos do apocalipse, segundo a leleca. vou começar a ligar pra todo mundo e dizer "tchau, acabou! já era! jamaaaaais devolverei seu casaco que tá aqui em casa, não vamos precisar! o inferno é quentinho!" (reverendo, quando você disse que o mundo acabava, mesmo? pede pra mariana confirmar no apocalipse pra mim!!!)

bom feriado pra todo mundo, se comportem, não se matem, não quebrem nada e usem camisinha, crianças. eu vou aproveitar um tempo com o moço, então não existo até segunda! :D

ps: baixem a coletânea da fiona ali no post abaixo... vai ser a minha trilha sonora da viagem! :D

fiona has wings

inspirada nas compilations do cafeína e pra iniciar a chu no vício, aí vai o meu "best of fiona" :D



01 - Shadowboxer
02 - Criminal
03 - Paper Bag
04 - Limp
05 - O' Sailor
06 - Never is a Promisse
07 - Love Ridden
08 - Tymps (the sick in the head song)
09 - Mistake
10 - The Way Things Are
11 - Get Gone
12 - On the Bound
13 - Fast as You Can
14 - Angel
15 - To Your Love
16 - I want You
e o bônus : 17 - Sally's Song (a música de "O estranho mundo de Jack", versão da Fiona)


pra fazer o download, é só clicar aqui.

pra saber mais sobre a fiona: aqui e aqui. essas são as que não saem nunca do meu ipod, fora mais umas 4 ao vivo que a qualidade era ruim demais. se baixarem, digam aí o que acharam!!!

10 de outubro de 2007

pas de quatre

leila, eu, natália e camila na aula de improvisação

sexta feira tive que apresentar um trabalho na aula de improvisação junto com as meninas da foto. trabalhar com o conceito de leveza nos movimentos, trabalhar pesquisa, consciência corporal, ritmo. em grupo, pra apresentar pra deus e todo mundo do curso de dança, incluindo aí o poderoso chefão (isso soou muito mafioso!). no final, recebemos um bando de elogios. dançar é gostoso demais, faz bem demais. saber que eu fiz isso bem é algo que me traz uma felicidade absurda. não sei como que a minha vida seria sem essa coisa de se mexer, esticar, alongar, machucar e ainda conseguir prender a atenção dos outros.

sábado, pra dar uma mexida na rotina, fui com a leleca fazer uma aula de dança do ventre. deus do céu, que comédia! a gente mais ria que fazia os movimentos. é rebola pra um lado, rebola pro outro, rebola andando pra frente, rebola andando de lado, com bracinhos, com busto, só quadril, blablabla. saí doída, não sei se foi das risadas ou da dança mesmo. no outro sábado vou lá devolta. estou pensando se tiro sarro do meu namorado e peço pra ele patrocinar as aulas. afinal, todo o esforço vai ser revertido pra benefício dele! ele que vai usufruir de uma namorada que seja uma ótima bellydancer, né? (pra assistir, bando de mente poluída! ou não! hahahahaha)

meio cansadinha essa semana, meio desanimada... mas amanhã vou viajar pra umuarama e ver o moço. vou voltar toda cheia de mordidas roxas pelo corpo, aposto. vou voltar feliz ;D

amanhã vou colocar aqui uma coletânea "best of fiona apple by si", especial pra chu... vamos ver no que dá! :D

3 de outubro de 2007

la mort!



ultimamente a morte me persegue. livros, séries, músicas, blogs. minha vida está moniciclotemática redundande revolvendo em torno de um tema só (frase linda, né?).

começou quando eu li "a menina que roubava livros", de markus zusak. a contracapa me pegou pela frase "quando a morte conta uma história, você deve parar para ler". e a morte, se não chega a ser simpática, é extremamente sincera no relato da vida da menina (é, a que roubava livros!). logo no começo, a morte fala "um anúncio tranquilizador: por favor, mantenha a calma, apesar da ameaça anterior. sou só garganta... não sou violenta. não sou maldosa. sou um resultado". a morte se explica, se justifica, desabafa. em 1942, a morte reclama da guerra: "foi um ano pra ficar na história, como 79 ou 1346, para citar apenas alguns. esqueça a foice, diabos, eu precisava era de uma vassoura ou um rodo. e eu precisava de umas férias. (...) com toda a franqueza (e sei que agora estou reclamando demais), eu ainda estava me refazendo de stalin, na rússia. da chamada segunda revolução - o assassinato de seu próprio povo. e então veio hitler. dizem que a guerra é a melhor amiga da morte, mas devo oferecer-lhe um ponto de vista diferente a esse respeito." dá vontade de chamar a morte pra conversar, escutar ela por horas, e não só a história de liesel (a tal da menina que surrupiava os livros). mas tudo. papear, apenas. ela parece precisar disso.

fala de morte também o livro que eu acabei de ler, "homem comum", do philip roth. um dos romances mais geniais que já caiu nas minhas mãos, mas não leia se você quiser estar bem pelo resto da semana. ou se alguém próximo morreu/está para morrer. ou se você não quer pensar em como você vai morrer. o livro se inicia pelo enterro do protagonista, e parte daí pra mostrar a visão que esse homem tem da morte, como ela é construída e como vai se modificando. detalhe: o protagonista não tem nome. ele é qualquer um. ele é, enfim, um homem comum, sujeito a morrer como qualquer outro. (é muito esquisito ler um livro e não saber o nome do personagem. vou batizar o infeliz e escrever o nome dele no lugar de alguns "ele" no meio do livro, só pra avacalhar) o diálogo dele com a segunda esposa quando eles se separam é extremamente foda. extremamente. extremamente, compreendeu?

músicas, nem é preciso dizer muito... ou falam de amor ou falam de morte. ou dos dois. se não falam disso, não falam de nada (ou seria melhor que não falassem, acho. perda de tempo!)

e séries, deeeus do céu. "dead like me" é a melhor ever. começa que a georgia morre atingida por um vaso sanitário de uma estação espacial. e mostra toda a vida-pós-morte da criatura. o humor negro, os diálogos, tudo é muito bem elaborado. foi cancelada, e agora apareceu pushing daisies (o primeiro episódio vazou na internet e é ótimo, peguem num torrent aí da vida! ou no isfree.tv!!!) novamente, com a morte como tema. o moço da série pode trazer os mortos de volta, mas por só um minuto senão algum aleatório na área morre. ele encosta uma vez pra ressucitar e, se encostar devolta, a criatura morre de vez. e ele usa isso pra ganhar recompensas em casos não solucionados. encosta, diz "oieeee, tudo bom? escuta amiga, quem que te matou mesmo?" e encosta devolta pra desligar o mortinho. assim, sem chance de últimas frases, um último pensamento pra posterioridade. certo dia ele ressucita a namoradinha de infância dele e tudo desanda. muito comédia! de séries com a morte como personagem secundário, existe csi e seus filhotes (a original ainda é a mais legal! grissom e greg = eu tendo ataques de fan girl na frente da tv. sério, eu parcelava eles no cartão a perder de vista só pra deixar na estante, enfeitandinho!) e dexter, com o mesmo carinha de six feet under (mais uma!!!), as duas completamente incríveis. não tem jeito, a morte gera os melhores roteiros. as melhores piadas.

e agora, blogs e assuntos de aula. li em vários blogs portugueses a revolta com o veto polonês a uma declaração européia contra a pena de morte. o assunto foi parar em sala (estudante de direito aaaama falar disso. principalmente se for tarado por direito criminal que nem eu) e daí passou-se pra discussão da pena de morte nos estados unidos, pra discussão à respeito da eutanásia, suicídio, aborto... e é claro que ninguém entrou em acordo e a conversa se estendeu por horas, virou briga e etc. entrou pra minha lista de tabús em conversas com pessoas cricas, junto com religião e opção sexual. não falo mais de morte, me recuso!

ps1: só pra acabar o post: depois de tanto falar/ler/escutar/pensar em morte, espero só que a minha não chegue muito cedo. por segurança, se quiserer que eu resevre algo pra vocês no testamento, é só avisar! :P

ps2: deus do céu, que post gigante! leu até aqui? parabéns!

ps3: meu primo comprou um, veio cheio de joguinhos legais! acho que vou visitar ele pra jogar um pouco...

i want you

vídeo da neurótica mais adorável desse mundo. não tem jeito, a fiona sempre será minha cantora favorita. e fala sério: se eu subisse num palco com o elvis costello, não acho que descia viva. ô nervoso!!!

é legal ver o ódio com que ela canta essa música. se algum ex cachorro dela estivesse na platéia, acho que ia ficar com um bocado de medo dessa psycho ;D lindinha! (mas alguém dá uma aula de dança pra ela! um colete ortopédico! um chocolate, colo! ninguém merece ter tanta raiva no corpinho!)

aqui, pra quem lê pelo feed

2 de outubro de 2007

se o dia já começou assim...

vi no Womenage A Trois que hoje, dia 2 de outubro, é dia da não-violência. E hoje já aconteceu um ataque suicida em cabul, outro em bannu, e um ataque aos soldados da união africana em darfur. o rio body count está fora do ar, mas o iraq body count continua...

e são apenas 8 da manhã...

não, a musiquinha não é a "vai tomar no cú"!

roubado da amanda ;D
leleca, não telefone! você não gosta dessa!






seu dia esta ruim? seu carro morreu naquela avenida movimentada? chegou atrasado no trabalho? levou bronca do chefe? derrubou catchup na sua camisa novinha? levou chá de cadeira no detran? perdeu a carteira? roubaram sua senha do orkut, e mudaram seu nome pra "ju taradinha"? tá com dor de dente? sua vida anda chata, boba, feia e cara de mamão? ligue 0800-883-0012, e ouça uma mensagem de fé, coragem e perseverança.


sério, pessoas. podem ligar. me parti de rir escutando, é muito aleatório. alguém sabe quem que foi a criatura que fez isso? e não, não é a doce musiquinha de amor, amizade e compreensão!