19 de setembro de 2009

oh la la

a vida aqui na frança está divertida. começou tudo pela viagem, que já foi bem absurda por si só. assim que cheguei no aeroporto cansada, fedida, com duas malas de 32kg comigo, entrei no táxi de um marroquino onde passei 20 minutos conversando numa mistura de francês, inglês, espanhol, português e alemão. quase saí de lá doida! a criatura me largou em austerlitz, onde eu tinha que pegar o meu trem. ok

mas como você pega o trem com duas malas de 32kg? a bagagem toda, somada, é 10kg mais pesada que eu (!!!) considerei seriamente abandonar uma das duas malas, aleatoriamente, na estação, mas dois velhinhos gente boa me ajudaram a levar as malas pra dentro, colocar tudo em algum canto, e depois descer rapidamente quando o trem chegou. sim, os franceses são cavalheiríssimos!

os primeiros dias foram bem complicados. como não tinha aula e não conhecia ninguém, passei a maior parte do tempo sozinha. fiz faxina na minha casa pela primeira vez na vida (pode parar de rir já, mãe!), fiz as compras, consegui lidar com a burocracia, pagar o aluguel, etc.

nisso tudo, o mais difícil foi passar o aniversário sozinha. sim, eu tive a "sorte" de fazer aniversário assim que cheguei aqui, enquanto não conhecia ninguém. meu aniversário não teve festa, mas sim muito choro pelo skype e muita vontade de voltar pra casa do leandro. eu geralmente sou uma pessoa tranquila e bem humorada, mas esses dias foram tensos.

mas agora tudo tá mais legal. conheci um bocado de gente já (estudam comigo uma basca, um espanhol, dois irlandeses e uma venezuelana). além disso, mora um brasileiro aleatório aqui, e anteontem eu conheci a renata, que é brasileira e vai estudar comigo. OMG, O ALÍVIO!!!! não dá nem pra começar a descrever o alívio que foi encontrar essa guria aqui. virou amiga de infância na hora.

saímos quinta pra beber com os amigos franceses dela, daí viemos aqui pra casa pra conversar enchendo a cara de vinho, e fomos pra rua mais tarde, já que quinta aqui é noite dos estudantes. desnecessário apontar que eu mal lembro como cheguei em casa.

daí agora vamos pra biarritz, que dizem que é linda. o daniel passou aqui em casa agora, com dois amigos, e me acordou. eu não sabia se respondia em português, francês, espanhol ou mímica, mas o convite foi feito e eu e re iremos pra praia na chuva. porque praia bonitinha no sol é pros fracos.


e eu não podia estar mais feliz... :)

Um comentário:

Leleca disse...

oooooon, que buni! bom ver você feliz. e as fotos de biarritz ficaram lindas. e diz pra renata cuidar direitinho de você! hahahahaha! saudade, saudade, saudade.

tomaaaaaaates, se cuida!