25 de novembro de 2009

uma cozinheira, quem diria?

vou confessar aqui que eu sinto muito amor pela frança de vez em quando. eu, que sempre fugi da cozinha. eu, que não sei nem fazer arroz ou fritar ovo. eu, que faço manha pro namorado cozinhar e acompanho tudo da porta da cozinha, com medo do fogão explodir.

eu agora faço comida, e bem.

PIOR, eu faço a louca do supermercado. tipo hoje, pós um dia e meio de viagem são paulo - roma - paris - bayonne, dia no qual eu acordei sem nem saber onde eu estava, sem uma folha seca de alface na geladeira. fazer a louca do supermercado é entrar no carrefour e gastar 90 euros, em coisas como um quilo de couve de bruxelas (dois euros e cinquenta!!!), uma cafeteirinha (porque café solúvel estava me matando) e um pacote de dois quilos e meio de mini tangerinas (clementines aqui, por uns três euros). e, após tudo isso, pegar no google uma receita que misture as couves de bruxelas, cogumelos, amêndoas, pimenta, alho refogadinho, seguir a risca e a coisa ficar genial.

e após tudo isso estar aqui, sete e meia da manhã, num puta jet-lag, fazendo uma omelete de alho-poró e cogumelos ao vinho branco. e achar na caixinha de vegetais ( vegetais e legumes diversos numa caixinha por 5 euros) um raminho de tomilho e uma folha de louro, amarradinhos. tipo, não foi uma máquina que amarrou. alguém teve o saco de pegar o raminho, a folhinha, escolher, enrolar um barbante com cuidado pra nào quebrar nada e dar um lacinho.

isso é coisa de gente que gosta de comer bem e cozinhar, só pode. essa parte da frança eu amo muito.